Movimento Nacional da Luta Antimanicomial diz Não a Regulamentação das Comunidades Terapêuticas

eu cuido nao prendo

Nota contra a Regulamentação das Comunidades Terapêuticas 
O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas e o Ministério da Justiça, ao convocar entidades, conselhos profissionais e movimentos sociais para “colaborar” com a Minuta de Resolução da Regulamentação das Comunidades Terapêuticas através de consulta pública, estimulam uma falsa “participação social”, convidando-as a colocar suas digitais nesse processo e assim “compartilhar” responsabilidades com o MJ no processo de ampliação e fortalecimento das CT´s. Passam por cima das resoluções da 14ª. Conferência Nacional de Saúde e IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial, esses sim espaços legítimos de participação social!
Há muitos anos lutamos pelo fim dos manicômios, contra o “tratamento” centrado em internação e isolamento social para os usuários da saúde mental, e agora intensificamos a luta em defesa dos usuários abusivos de álcool e outras drogas. (Foram) São muitos anos de Luta Antimanicomial e pelos Direitos Humanos para agora, por causa de interesses alheios aos Sistemas Públicos (SUS e SUAS), legitimarmos essas Comunidades, que são os novos manicômios.
Queremos é o Fortalecimento e Ampliação dos Recursos Públicos para o SUS e o SUAS!
Defendemos um tratamento ao usuário abusivo de álcool e outras drogas baseado na liberdade (num projeto terapêutico singular), centrado no sujeito e nas suas potencialidades e que respeite suas escolhas (sua liberdade), inclusive religiosa!
Assim, nós, usuários, familiares e trabalhadores da saúde mental, militantes do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, vimos a público defender as resoluções da 14ª. Conferência Nacional de Saúde, IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial, do X Encontro do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e XI Encontro Nacional de Usuários e Familiares, nos posicionando contra o financiamento público das Comunidades Terapêuticas e denunciando a regulamentação como estratégia para seu fortalecimento.
Pelo fortalecimento da rede antimanicomial de saúde mental!
 
Por uma sociedade sem manicômios e sem comunidades terapêuticas!
 
14 de janeiro de 2015
 
Movimento Nacional de Luta Antimanicomial
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s